- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Brasileiros se manifestam contra golpe no dia da revolução portuguesa

© AFP 2023 / Patricia de Melo MoreiraA criança apanha cravos, símbolo da Revolução portuguesa, em Lisboa, Portugal, 25 de abril de 2014
A criança apanha cravos, símbolo da Revolução portuguesa, em Lisboa, Portugal, 25 de abril de 2014 - Sputnik Brasil
Nos siga no
Hoje (25), no dia de Revolução dos Cravos, os brasileiros que vivem em Portugal saíram na Marcha pela Democracia para se manifestar contra o golpe de Estado.

Os residentes brasileiros em Portugal participaram da manifestação em comemoração dos 42 anos da Revolução dos Cravos.

Eles participaram da manifestação carregando a faixa “Golpe nunca mais”.

Depois disso, iniciou-se a Marcha pela Democracia na Avenida da Liberdade, em Lisboa, organizada pela Casa do Brasil, que reúne brasileiros imigrantes em Portugal.

“São cerca de 300 brasileiros que estão se manifestando contra o impeachment denunciando o golpe no Brasil”, disse o jornalista brasileiro Lucas Rohan que estava no meio da manifestação, acrescentando que naquele momento já o último grupo de manifestantes entrava na Avenida da Liberdade em Lisboa.

Rohan explicou que foi escolhido realizar a iniciativa brasileira neste dia  porque é tradicional em Portugal realizar manifestações a favor da democracia em 25 de abril todos os anos. Estas manifestações sempre reúnem vários tipos de movimentos de diferentes países.

“Por exemplo, tem uma marcha de imigrantes ilegais que também estão reclamando ao governo português a sua documentação e logo depois tem a marcha de brasileiros”, disse, acrescentando que ouve-se o som de maracatu porque tinham lá a banda de maracatu.

“Esta manifestação está sendo organizada pela Casa do Brasil que é uma ONG que dá suporte aos brasileiros que vivem aqui em Lisboa e também por um coletivo, chamado coletivo Andorinha…“, disse explicando que o coletivo também defende a democracia manifestando-se contra golpe de Estado e prestando o seu apoio à presidente Dilma Rousseff.

Segundo Rohan, “os portugueses ficaram muito chocados com o que aconteceu na Câmara na noite de domingo (17), a votação do impeachment”, nem conseguiam imaginar que isso podia acontecer.

Há que lembrar que em 17 de abril a Câmara dos Deputados brasileira aprovou o processo de impeachment. Em 9 de maio será realizada a votação sobre o impeachment no Senado.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала