- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

OMS espera propagação da zika

© Fernanda Carvalho/ Fotos PúblicasUniversidade brasileira usa energia nuclear para esterilizar mosquitos Aedes Aegypti
Universidade brasileira usa energia nuclear para esterilizar mosquitos Aedes Aegypti - Sputnik Brasil
Nos siga no
O número de infetados por zika na Europa pode aumentar consideravelmente, pois a temporada de mosquitos se aproxima, afirmam especialistas da Organização Mundial de Saúde.

A OMS espera um grande aumento do número de infetados pela zika nos próximos meses em regiões que ainda não sofrem do vírus, na Europa em particular.

Segundo Marie-Paule Kieny, da OMS, por causa da temporada de mosquitos que se aproxima da Europa, “a possibilidade de transmissão local do vírus, em combinação com a transmissão sexual, pode causar um aumento considerável do número de infetados pela zika e de suas complicações”.

Agente aplica proteção contra vírus da Zika em Lima, Peru - Sputnik Brasil
Zika ameaça 2 bilhões de pessoas, afirma estudo da Oxford e de Washington
O vírus, transmitido por mosquitos, foi descoberto na primeira vez na floresta de Zika, Uganda, entre os macacos em 1947. Cinco anos depois já havia casos confirmados entre pessoas da Tanzânia e do Uganda. Os surtos da doença, causada pela zika, têm sido registradas na África, América do Norte e do Sul, Ásia e nos países do Oceano Pacífico.

Embora a doença seja conhecida há 70 anos, passou a suscitar mais atenção depois da informação do Brasil de que o vírus zika pode causar microcefalia, uma malformação cerebral de recém-nascidos.

É suposto que o vírus se transmita por mosquitos Aedes aegypti, existentes em florestas tropicais, que também transmitem a dengue e outras doenças. Entretanto, segundo a informação divulgada pelo jornal New York Times, 25 mil recém-nascidos são diagnosticados com microcefalia anualmente nos EUA, sem uma causa determinada.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала