"Estamos seriamente preocupados com a piora da situação com os direitos humanos na Rússia. Enquanto essa preocupação for mantida, continuaremos apelando para que a Rússia cumpra suas obrigações internacionais relativas ao desenvolvimento e defesa dos direitos humanos" – disse à Sputnik uma representante da diplomacia britânica.
Anteriormente, a porta-voz oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, tachou o recente relatório sobre a situação dos direitos humanos no mundo, publicado pela chancelaria britânica, de um flagrante exemplo de hipocrisia. Ela destacou que o papel de juiz só pode ser reivindicado por um país que ao menos possua uma reputação decente.
Além disso, Zakharova fricou que as disposições do relatório a respeito da situação no Cáucaso do Norte, na Rússia, representam uma interferência nos assuntos internos do país e não condizem com a realidade. Junto a isso, ela acrescentou que a Rússia se organiza como um estado como um democrática e de direito, e que Moscou está aberta para receber criticas construtivas em relação a si.