Embora a contagem dos votos ainda continue, já é claro que os favoritos das eleições de 8 de novembro de 2016 continuam fortalecendo as suas posições.
© AFP 2023 / Robyn BeckCandidato republicano à Presidência dos EUA, Donald Trump, durante o debate presidencial republicano organizado pela CNN, no The Venetian, em Las Vegas, Nevada. 15 de dezembro.
Candidato republicano à Presidência dos EUA, Donald Trump, durante o debate presidencial republicano organizado pela CNN, no The Venetian, em Las Vegas, Nevada. 15 de dezembro.
© AFP 2023 / Robyn Beck
O principal vencedor da quatra "superterça" é Trump - venceu em todos os cinco estados americanos nos quais foi realizada a votação primária, e venceu com clara vantagem.
De acordo com os dados do jornal americano Washington Post, nas primárias republicanas no estado de Pensilvânia o bilionário assegurou 57% dos votos, enquanto o seu principal rival, o senador Ted Cruz obteve 21,4% e o governador do estado de Ohio John Kasich – 19,3%.
Em Maryland, Trump recebeu 55% dos votos, o governador – 22,4%, o senador – 18,9%. Nos estados de Connecticut, Delaware e Rhode Island, Trump ganhou de 58 a 64% dos votos e os seus rivais nem sequer atingiram a marca de 40%.
A republicana Hillary Clinton não conseguiu bater "no seco" o seu adversário do Partido Democrata na corrida presidencial, o senador Bernie Sanders. Ele ganhou em Rhode Island, recebendo, de acordo com o Washington Post, 55% dos votos contra 43% da ex-secretária de Estado.
Mas este fato só pode ser considerado "uma mosca na sopa" de Clinton, já que nesta superterça o Estado tinha o menor número de delegados ao congresso — 33.
Clinton tem 2141 dos votos democratas, contra 1321de seu único rival, o senador Bernie Sanders. Para consolidar a sua candidatura do Partido Democrata, a candidata precisa de um total de 2383 votos.