Em entrevista exclusiva para a Sputnik, o renomado arquiteto brasileiro e artista responsável pela cenografia de grandes espetáculos de teatro, dança e shows pelo Brasil, e curador da mostra, Gringo Cardia, lamentou o pouco conhecimento do brasileiro sobre o grande inventor. Por conta disso, a exposição tem por objetivo mostrá-lo de uma maneira interessante para uma nova geração, mais voltada para a era tecnológica. “Nós chamamos a exposição de O Poeta Voador, porque na verdade Santos Dumont sempre foi um homem muito imaginativo e criativo. Nessa exposição queremos mostrar a importância que tem a criatividade e a arte para o desenvolvimento da ciência, e acho que nós conseguimos.”
Gringo Cardia explica que a mostra contém as inspirações da infância de Santos Dumont, por exemplo, livros do escritor francês de ficção científica Júlio Verne. “A gente vê a obra dele realizada 15 anos depois aqui, tornando real aquelas coisas que ele via como ficção quando era criança.”
Um dos pontos altos da exposição é a existência de toda uma linguagem audiovisual e interativa presente em cada sala. Gringo Cardia destaca que os jovens vão poder participar de uma simulação de voo por Paris e ainda ver réplicas em tamanho real do avião Demoiselle e do famoso 14 Bis. “O importante é você conversar com essa geração nova, do século 21, que entende tudo através da tecnologia, da interatividade, e fizemos uma exposição calcada nisso. Temos desde simuladores de voo, entrando em uma réplica do original de um Demoiselle, onde você é colocado voando sobre Paris de 1900, até uma oficina de aviões de papel, que poderão ser jogados do alto uma plataforma em um mini aeroporto. Também fizemos um 14 Bis em tamanho natural, na praça em frente ao Museu do Amanhã exatamente para fazer o contraponto de como era uma estrutura muito a frente da sua época, como o Museu do Amanhã é no Brasil, uma estrutura futurista.”
O arquiteto ainda ressaltou o impacto que a exposição vem causando nas crianças. “Elas ficam fascinadas, não sabem se é uma exposição sobre brinquedos, ou se é uma exposição sobre máquinas. Nós quisemos exatamente mostrar os valores de Santos Dumont, e o valor da imaginação e da criatividade das crianças, para os pais entenderem que esse tipo de valor que você dá na infância, gera coisas incríveis no futuro como foi a carreira brilhante de Santos Dumont.”
A mostra “Poeta Voador – Santos Dumont” vai até o dia 30 de outubro, de terça a domingo, de 10h às 18h. Os ingressos para o museu, incluindo o circuito permanente e a exposição temporária, custam R$ 10 e R$ 5 a meia-entrada, mas às terças-feiras a visitação é gratuita.