A Coreia do Sul espera que os países-membros da Conferência de Interação e Medidas de Confiança na Ásia (CICA na sigla em inglês) contribuam para que a Coreia do Norte não tenha a chance de realizar novos testes nucleares, comunica o ministro das Relações Exteriores da Coreia do Sul, Yun Byung-se.
“Esperamos que a CICA tenha um papel especial na questão de bloqueamento das possibilidades da Coreia do Norte na criação de armas nucleares”, disse ele durante o seu discurso na CICA. Ele acrescentou também que Seul condena categoricamente as ações de Pyongyang.
A tensão na Península da Coreia aumentou após a Coreia do Norte realizar com sucesso um teste com uma bomba de hidrogênio em janeiro. No mês seguinte, o país colocou em órbita um satélite, violando resoluções do Conselho de Segurança da ONU. A manobra foi condenada pela comunidade internacional.
Em março, o Conselho de Segurança da ONU aprovou por unanimidade a resolução 2270, que endurece as sanções contra Pyongyang. A intenção é fazer com que a Coreia do Norte abandone seu programa nuclear e os lançamentos de mísseis balísticos, já proibidos por resoluções anteriores do órgão.