Sputnik: O senhor possui dados atualizados sobre o bombardeiro? Quantas pessoas morreram o quantas ficaram feridas após o ataque?
Pablo Marco Blanco: conversamos com representantes do hospital algumas horas atrás. Eles calculam pelo menos 50 mortes e que pode haver corpos de algumas outras vítimas sob os escombros, portanto o número de mortes ainda pode aumentar.
do atendimento médico? De acordo com a mídia, o ataque provou a morte de um dos únicos médicos pediatras na região.
PMB: O hospital em Aleppo era especializado em pediatria. A destruição do próprio prédio e, obviamente, a morte de médicos durante o bombardeio, incluindo o único pediatra da cidade, representa um enorme golpe para o sistema de saúde que atendia a população dessa cidade.
S: O Diretor Executivo de MSF, Vickie Hawkins, classificou as consequências do ataque de horrorizantes. Que ações a sua organização pretende tomar?
S: Não sua opinião, quanto tempo levarão essas investigações?
PMB: Isso não depende de nós, mas da vontade dos principais agentes do conflito sírio em passar essa situação a limpo. São eles: Damasco, Washington e Moscou. Se a Rússia e os EUA quiserem determinar a identidade dos culpados, então o processo não deverá tomar muito tempo.