Moscou e Washington vão garantir a trégua e esperam que os lados do conflito respeitem o acordo, informou uma fonte diplomática do Grupo Internacional de Apoio à Síria (ISSG, na sigla em inglês) à agência RIA Novosti.
"A partir das 00h00 (18h em Brasília) de 29 de abril a Rússia e os Estados Unidos como os principais observadores de cessar-fogo na Síria, concordaram em iniciar o regime de silêncio no norte de Latakia e nos arredores de Damasco. Está medida adicional vai servir para resolver os problemas locais", disse a fonte.
Segundo ele, "a Rússia e os Estados Unidos, como co-presidentes do grupo de trabalho que vigila o cessar-fogo na Síria, serão fiadores do regime de silêncio nas regiões”.
Segundo a fonte, "a Rússia notificou o governo sírio sobre o acordo entre Moscou e Washington sobreo regime de silêncio, que começará no primeiro minuto da noite do sábado, 30 de abril, e vai durar 24 horas em Damasco e seus arredores e 72 horas na região de Latakia".
A fonte acrescentou que o regime de silêncio não se aplica a Aleppo e seus arredores, onde na véspera ocorreu um ataque aéreo que atingiu um hospital mantido pela organização internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF).