Nos dias 29 e 30 de abril, foi realizado em Jaipur o primeiro encontro sob a presidência da Índia, no qual participou Sergei Ryabkov, vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia.
"Todos nós — e claro, a presidência indiana — constatamos: nos nossos tempos difíceis, quando alguns críticos e inimigos do BRICS, especialmente nos países ocidentais, estão buscando pontos fracos da associação… o encontro de representantes confirmou a posição consolidada a favor de que ele [o grupo BRICS] não apenas é viável, mas tem grandes perspectivas", disse Ryabkov respondendo à pergunta sobre o resultado da última reunião.
"Há períodos de ‘turbulência', certamente, mas temos de seguir em frente. Não há dúvidas que é exatamente o que vai acontecer durante a atual presidência", declarou o diplomata russo.
Durante a presidência indiana, será prestada grande atenção ao apoio informativo do BRICS, o é exigido a nível local, incluindo por parte dos cidadãos, informou Ryabkov.
"É claro, nós apoiamos isto, mas não ficamos fora da agenda política. No período da presidência indiana, sem dúvida, continuará o trabalho nos principais temas comuns aos países do BRICS e da comunidade internacional em geral, como por exemplo, o combate ao terrorismo internacional, a situação no Oriente Médio. Há outras questões <…> que nós vamos discutir no período da presidência", concluiu o vice-chanceler russo.
A próxima cúpula do BRICS, sob a presidência da Índia, será realizada em Goa 15-16 de outubro de 2016.