Rússia e Estados Unidos negociaram um regime de silêncio que está em vigor em Damasco por 24 horas e na província de Latakia por 72 horas, contando a partir de meia-noite do dia 30 de abril. O cessar-fogo nos subúrbios de Damasco já foi renovado por outras 24h — até o fim de 1º de maio.
“O cessar-fogo com o qual concordamos é, antes de mais nada, um acordo abrangente, que inclui todo o território da Síria, com exceção do território sob controla do Daesh. Nunca, em nenhum caso, aceitaremos o princípio de divisibilidade ou tréguas regionais”, diz o comunicado.
O documento foi assinado por 37 unidades do Exército Livre da Síria. O grupo também declarou que criará um bloco militar conjunto para contra-atacar em todo o país.
“Nós — os grupos armados de toda Síria formaremos um único bloco. Qualquer ofensiva que ocorra em uma área onde nossas unidades estiverem presentes será considerada como um ataque contra todas unidades em todo território sírio, e nos reservamos o direito de responder”, diz o comunicado.