Coreia do Norte planeja aumentar seu potencial nuclear em resposta às manobras dos EUA

© REUTERS / KCNA Líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, vâ lançamento de foguete (foto de arquivo)
Líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, vâ lançamento de foguete (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Nos siga no
O Ministério norte-coreano das Relações Exteriores classificou as manobras militares realizadas pelos EUA próximo às fronteiras da Coreia do Norte como atos hostis, e declarou que em resposta a isso Pyongyang planeja continuar aumentando o seu potencial nuclear.

"Seguiremos nos atendo de forma fiel à nossa estratégia: responder à guerra de agressão das forças hostis com uma guerra justa, e às ameças nucleares com o reforço das nossas forças de contenção nuclear. Cada vez que os inimigos realizarem manobras militares, os esforços em aumentar as nossas capacidades de ataque nuclear serão reforçados" – diz um comunicado da chancelaria de Pyongyang recebido pela redação da Sputnik.

A tensão na Península da Coreia aumentou após a Coreia do Norte realizar com sucesso um teste com uma bomba de hidrogênio em janeiro. No mês seguinte, o país colocou em órbita um satélite, violando resoluções do Conselho de Segurança da ONU. A manobra foi condenada pela comunidade internacional.

Líder norte-coreano Kim Jong-un dirige-se aos cidadãos do país com uma mensagem de parabéns pelo Ano Novo, Pyongyang, Coreia do Norte, 1 de janeiro de 2016 - Sputnik Brasil
China considera dignas as propostas da Coreia do Norte para atenuação do conflito
Em março, o Conselho de Segurança da ONU aprovou por unanimidade a resolução 2270, que endurece as sanções contra Pyongyang. A intenção é fazer com que a Coreia do Norte abandone seu programa nuclear e os lançamentos de mísseis balísticos, já proibidos por resoluções anteriores do órgão.

Os Estados Unidos têm conversado com a Coreia do Sul sobre a possibilidade de implantar o sistema THAAD no país desde março. O equipamento norte-americano é capaz de abater mísseis balísticos de curto, médio e intermediário alcance.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала