"Nós providenciamos treinamento físico e digital para mais de 750 jornalistas em todo o mundo, e nós estamos aumentando o financiamento para US$ 2,5 milhões neste ano, para treinar ainda mais", declarou Kerry.
Na Rússia, o ministro das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, prestou homenagem aos profissionais do jornalismo neste 3 de maio, Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. Em comunicado oficial, o chanceler russo lembrou que "ser um jornalista no mundo moderno é tanto um grande privilégio como uma enorme responsabilidade".
#Lavrov: I wish journalist community a happy professional holiday - World Press Freedom Day https://t.co/VBPceL34Im pic.twitter.com/GfK0mrIyMC
— MFA Russia (@mfa_russia) 3 мая 2016 г.
"É extremamente importante fornecer informações para as audiências sem distorcer sua essência, sem "embelezar" de acordo com preferências pessoais ou crenças ideológicas. Essa é a maior maestria", disse ele.
"Uma imprensa livre, pluralista e independente é um componente necessário de qualquer sociedade democrática. Este dia é um lembrete para a comunidade internacional de que a liberdade de imprensa e a liberdade de expressão são direitos básicos consagrados na Declaração Universal dos Direitos Humanos".