Moscou apresentou uma proposta à China de abastecimento de água, disse o ministro da Agricultura russo, Aleksandr Tkachev.
"Estamos prontos a apresentar um projeto para transporte de água doce a partir do território de Altai através do Cazaquistão para a região autônoma árida de Xinjiang, na República Popular da China. No futuro mais próximo vamos realizar consultas com os nossos colegas do Cazaquistão", disse o ministro.
Esta decisão está relacionada com o fato de que anualmente existe um excesso de 70 milhões de metros cúbicos de água nesta região russa.
Горный Алтай, река Кучерла. pic.twitter.com/6ks1coLj5u
— Вокруг Света (@Vok_Svet) 23 апреля 2016 г.
Nos últimos anos, a região de Xinjiang tem vivido uma crise de falta de água, porque segundo os dados do governo local, o consumo de água potável na região ultrapassa os recursos hídricos disponíveis.
Agora, após as inundações da primavera, os grandes lagos e albufeiras na região de Altai estão se enchendo e, de maneira a utilizar os recursos hídricos de forma mais eficiente, eles poderiam ser encaminhados para a China através do Cazaquistão, disse Aleksandr Tkachev à RIA Novosti.