"Mediante o esforço de militares de ambos os países foi declarado, recentemente, por alguns dias, um cessar-fogo em Latakia e na região de Guta Oriental, mas o nosso objetivo comum – tanto nosso, como dos americanos e da ONU – é de prolongar esse regime por tempo indeterminado" – explicou Lavrov.
O ministro destacou que os militares russos e americanos também estão negociando uma trégua em Aleppo. "Espero que, em breve, e quem sabe até nas próximas horas, essa decisão seja tomada" – disse o chanceler russo.
Nos últimos dias as milícias e o Exército sírios têm sido alvo de intensos ataques da organização terrorista Frente al-Nusra em Aleppo. Os confrontos na cidade se intensificaram justamente num momento em que acontecem negociações sobre o regime de cessar-fogo na província.
A trégua na Síria entrou em vigor no último dia 27 de fevereiro, após um acordo internacional apoiado por Rússia e Estados Unidos para suspender os conflitos no país e garantir o envio de ajuda humanitária à população. A medida, no entanto, não contempla grupos terroristas como Daesh e Frente al-Nusra, que seguem sendo atacados.
Recentemente, o enviado especial da ONU para a Síria, Staffan de Mistura, revelou que o número de mortos no conflito sírio já chega a 400 mil.