Churkin: Rússia e EUA estão dispostos a seguir trabalhando para reduzir tensões na Síria

© AP Photo / Frank Franklin IIConselho de Segurança da ONU
Conselho de Segurança da ONU - Sputnik Brasil
Nos siga no
Rússia e EUA estão prontos para continuar o trabalho no sentido de redução das tensões na Síria, disse o representante permanente da Rússia na ONU, Vitaly Churkin.

Bandeira síria esvoaçando enquanto os carros seguem por ponte durante a hora de ponta, Damasco, Síria, 28 de fevereiro de 2016 - Sputnik Brasil
Lavrov revela detalhes exclusivos sobre encontro do Grupo Internacional de Apoio à Síria
“A Rússia e os EUA, na qualidade de co-presidentes go Grupo Internacional de Apoio à Síria, estão dispostos para continuar as atividades conjuntas para reduzir as tensões. De qualquer modo, gostaríamos de ver a situação desta perspectiva”, explicou o diplomata russo.

Churkin informou que os especialistas militares da Rússia e dos EUA cooperam diariamente. “Neste momento, em Genebra, começou a operar o centro conjunto de pronta reposta às violações do regime de combate, que tornará o monitoramento eficiente ao máximo”, disse o representante russo na ONU.

Churkin destacou que, como resultado da entrada em vigora, no dia 27 de fevereiro, do regime de cessar-fogo, estabelecido após negociações entre a Rússia e os EUA, o nível de violência na Síria diminuiu de modo considerável. “Em muitas regiões da Síria o cessar-fogo está sendo cumprido”, disse ele. 

“Cada vez mais destacamentos da oposição armada e povoados se juntam ao regime [de cessar-fogo], inclusive graças aos esforços do Centro russo de pacificação em Hmeimim. Hoje em dia, mais de 90 povoados [aderiram ao cessar-fogo]”, informou Vitaly Churkin, ao discursar durante a sessão do Conselho de Segurança da ONU, dedicada à situação em Aleppo.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала