Rússia e EUA acham mecanismo eficaz para Síria

© Sputnik / Mikhail VoskresenskiyUm menino em bicicleta em uma rua na cidade síria de Homs
Um menino em bicicleta em uma rua na cidade síria de Homs - Sputnik Brasil
Nos siga no
Os militares russos na Síria e os seus colegas norte-americanos descobriram um mecanismo eficaz para o cessar-fogo, disse o chefe do centro russo para a reconciliação síria na quarta-feira (4).

"A parte norte-americana está trabalhando com os grupos da oposição e conseguiu os convencer da necessidade de observar o ‘período de silêncio’”, disse o tenente-coronel Sergei Kuralenko aos jornalistas.

Uma área da cidade de Aleppo, na Síria, atacada por militantes, em foto de arquivo - Sputnik Brasil
Obama aguarda 'mudanças políticas' para rever sanções contra Síria
Ele enfatizou que Ghouta Oriental, um subúrbio ao leste da capital síria, estava livre de escaramuças nos últimos dias.

"Tanto o lado americano como o governo [sírio] estão realizando essas tarefas", afirmou Sergei Kuralenko.

O tenente-coronel disse que o centro russo está acumulando as informações sobre os prisioneiros de ambos os lados, bem como aqueles que foram os dados como desaparecidos.

O centro russo para a reconciliação também mantém uma linha direta com o grupo analítico dos EUA localizado em Amã. A Rússia e os Estados Unidos trocam informações pelo menos uma vez por dia.

"Desde a fundação do centro em 27 de fevereiro, o nível de violência caiu várias vezes e o número de tiros de ambos os lados caiu oito vezes", disse Kuralenko.

O cessar-fogo na Síria, elaborado pela Rússia e os Estados Unidos, entrou em vigor em 27 de fevereiro com grupos terroristas que não fazem parte do acordo.

John Kirby - Sputnik Brasil
Washington: trabalho conjunto com a Rússia evitou muitas violações da trégua na Síria
Conforme as avaliações do Kuralenko, a situação na Síria está se estabilizando, mas continua ainda tensa no norte de Latakia e Aleppo, bem como em diversas áreas na província de Damasco.

"Os especialistas do centro reuniram-se com diferentes grupos sociais, os idosos, comandantes de campo, as autoridades locais. Tivemos 214 conversações. Além disso, 52 acordos foram assinados com militantes que cessaram o fogo e retornaram à vida pacífica," afirmou Sergei Kuralenko.

A Rússia e os Estados Unidos mediaram “o período de silêncio" na quinta-feira (4) implementado por 24 horas em subúrbios de Damasco e durante 72 horas na província de Latakia do norte, a partir da meia-noite de 30 de abril.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала