Basicamente, o tratado permite a cada um dos países participantes coletar abertamente informações sobre as forças e atividades militares de outros países.
“Nos dias 4-7 de maio, no âmbito do Tratado de Céus Abertos, uma missão conjunta de especialistas militares da Romênia e dos EUA observará os territórios da Rússia e da Bielorrússia em um avião de vigilância An-30”, disse Ryzhkov na terça-feira.
De acordo com as suas palavras, durante esta missão de vigilância, os especialistas russos a bordo do avião irão monitorar a correspondência com os parâmetros estabelecidos no acordo, são o número de voos, o tipo de equipamento de vigilância a bordo e os aeroportos que podem ser usados.
O Tratado de Céus Abertos foi assinado em março de 1992 e tornou-se uma das principais medidas de construção da confiança internacional na Europa pós-Guerra Fria. O documento entrou em vigor em 1º de janeiro de 2002 e atualmente conta com 34 Estados membros, incluindo a maioria dos países da OTAN, bem como a Rússia, que ratificou o documento em 26 de maio de 2001.