ONU: desarmamento químico na Síria não pode ser concluído em função da violência no país

© AP Photo / Alfonso PerezEspecialista mostra a jornalistas as roupas especiais utilizadas durante a neutralização de armas químicas
Especialista mostra a jornalistas as roupas especiais utilizadas durante a neutralização de armas químicas - Sputnik Brasil
Nos siga no
O processo de desarmamento químico na Síria não pode ser concluído, pois a situação de insegurança é muito grave no país, informou alto representante das Nações Unidas para Assuntos sobre o Desarmamento, Kim Won-soo.

Substância UN 1305 - Sputnik Brasil
Armas químicas já foram usadas na Síria 161 vezes, diz relatório
O Conselho de Segurança da ONU, em mais uma sessão, avaliou o processo de destruição de armas químicas na Síria. O 31 relatório da Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ),divulgada na véspera, denuncia a ausência de progresso no processo de desarmamento químico nos últimos meses. Em função da violência no país, não está sendo possível proceder a destruição de um angra de produção de armas químicas e realizar a avaliação da detrição de outras duas instalações. Apesar disso, segundo a carta do secretário-geral da ONU, anexa ao relatório, “Síria estuda a possibilidade de garantir acesso seguro a uma das suas instalações”. 

Segundo informou Kim Won-soo aos jornalistas, no fim da reunião do Conselho de Segurança, “a situação na área de segurança ainda não permite fazer isso, as circunstâncias continuam as mesmas”. 

A ONU e a OPAQ estão investigando em conjunto nove casos de uso de armas químicas na Síria. 

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала