Este incremento é devido ao do número dos carros transportados pelo mar, que aumentou pela metade, informa hoje, quinta-feira 5 de maio, o Ministério dos Transportes da Rússia.
“De 30 de abril a 3 de maio de 2016 atravessaram o estreito de Kerch por via marítima tanto na direção do Distrito Federal da Crimeia, como na direção oposta, 54 mil passageiros, 13 mil carros e 3 mil caminhões, o que apresenta um crescimento de volumes de transportação se comparar com mesmo período do ano passado, registrando um aumento de fluxo de passageiros por 25% e de carros por 50%”, diz o boletim do Ministério.
1.234 passageiros optaram por comprar passagem ‘combinada’ (trem até Krasnodar ou Anapa, cidades no Sul da Rússia, e depois ônibus e ferry até o destino final), registrando o crescimento de vendas desta categoria de bilhetes de 64%. De acordo com os dados oficiais obtidos no momento da publicação já foi registrada a venda de 749 pacotes de transporte à Crimeia (ida e volta) no período de 4 a 6 de maio, assim como outros 766 bilhetes foram vendidos para as datas de 7 a 9 de maio.
Em abril passado o volume de trânsito via estreito de Kerch cresceu 40% atingindo 272 mil pessoas.
Hoje em dia, a via marítima através do estreito de Kerch (do porto Cáucaso ao porto Crimeia) é o caminho principal que liga a península com a Rússia continental, que é utilizada para transportação de pessoas e veículos.