De acordo como Ministério da Cultura, vão ser realizados durante os jogos dois mil espetáculos e atividades gratuitas em 80 locais, envolvendo cerca de dez mil artistas de todos os estados.
O principal espaço da programação vai ser a Fundição Progresso, localizado na Lapa. A região vai abrigar ainda grandes shows em um palco externo montado nos Arcos da Lapa. Haverá ainda atividades nas cidades do futebol, onde vão ocorrer as partidas do futebol olímpico, e cidades do revezamento da tocha olímpica.
A Programação cultural olímpica conta ainda com diversos festivais, como o de Culturas Indígenas, em parceria com a Fundação Nacional do Índio(Funai), que vai reunir na capital fluminense índios de diversas etnias brasileiras divulgando suas atividades esportivas e culturais, além do Festival de Cultural Popular, em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), onde vão ser apresentados grupos de manifestações populares de rua em várias regiões do Rio de Janeiro, Niterói, Baixada Fluminense e nas arenas de competição dos jogos.
O programa terá ainda espetáculos de música de câmara, orquestra e ópera com uma edição especial da Bienal de Música Brasileira Contemporânea, e a Virada Cultural Palmares da Cultura Afro-Brasileira, reunindo a arte da periferia, com apresentações de funk, o passinho e o grafite.
Na zona portuária do Rio de Janeiro haverá também o funcionamento da Casa Brasil, espaço de promoção do país, que tem como objetivo fortalecer a imagem do Brasil como destino cultural, turístico, esportivo e de negócios.
Para acessar toda a programação acesse o site do Ministério da Cultura.