- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Cunha é afastado do cargo

© AP Photo / Andre PennerEduardo Cunha
Eduardo Cunha - Sputnik Brasil
Nos siga no
Relator do Lava Jato, o ministro do STF Teori Zavascki determinou hoje (5) o afastamento do Eduardo Cunha, presidente da Câmara dos Deputados, do mandato de deputado federal.

O ministro concedeu uma liminar em um pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que classificou o peemedebista de “delinquente”.

“Ante o exposto, defiro a medida requerida, determinando a suspensão, pelo requerido, Eduardo Cosentino da Cunha, do exercício do mandato de deputado federal e, por consequência, da função de Presidente da Câmara dos Deputados”, diz trecho da decisão.

​O ex-presidente da Câmara foi transformado em réu no Supremo Tribunal Federal (STF), por unanimidade, por crimes de lavagem de dinheiro e participação da esquema de corrupção da Petrobras, tendo recebido 5 milhões de dólares em propina.

O posto de presidente da Câmara deve ser assumido pelo vice, o deputado Waldir Maranhão (MA), aliado de Cunha e também investigado pela Operação Lava Jato.

Esta foi a última sessão do STF antes da votação no plenário do Senado sobre o pedido de abertura de processo de impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff. Ela será afastada por 180 dias, em caso de aprovação. A votação está prevista para a próxima quarta-feira (11).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала