De acordo com o comunicado oficial do governo da região, o tanque-guia de 60kg e com controle remoto vai acompanhar visitas de grupos turísticos com sons da batalha.
“O museu-reserva de história militar Campo de Prohorovka começou a oferecer um novo serviço que não tem análogos, que é o tanque-guia. Essa opção de guia será disponível no território do tancódromo para qualquer visitante”, diz o boletim.
Neste local, perto da estação ferroviária Prohorovka, que está situada a 56 km ao norte da cidade de Belgorod, ocorreu em 12 de julho de 1943 a maior batalha de tanques da Segunda Guerra Mundial entre um agrupamento de tanques nazista (destacamento de exército Kempf) e as tropas soviéticas, que realizaram a manobra de contraofensiva. Participaram da batalha no total cerca de 1,2 mil tanques e canhões autopropulsados. A batalha durou o dia inteiro, resultando em um combate corpo a corpo entre os mecânicos e infantaria no final da tarde. Num dia só tropas alemãs perderam por volta de 10 mil pessoas e mais de 360 tanques e foi forçado a passar à defesa.
O Museu-reserva de história militar Campo de Prohorovka foi criado em 1995 para eternizar a memória dos falecidos na batalha de Arco de Kursk.