Os cientistas do Centro de Edimburgo de Robótica, em conjunto com engenheiros da agencia espacial dos EUA, a NASA, esperam enviar Valkyrie a Marte para cumprir as funções de auxiliador para astronautas, antes de os primeiros exploradores atingirem o planeta vermelho dentro de cerca de 15 anos.
“No momento, o robô é uma casca básica que pode fazer três pequenos passos, atingir e apanhar alguma coisa e entregá-la a alguém. Ele reage se você o empurra, balançando ou dando um passo atrás”, disse o professor Sethu Vijayakumar, diretor do Centro.
A team from @EDINrobotics are working with @NASA on a humanoid robot that they hope to send to Mars.. #Valkyriehttps://t.co/zd9hcVAsyF
— BBC Breakfast (@BBCBreakfast) 5 мая 2016 г.
O robô também tem olhos estereoscópicos com câmera e uma câmera na barriga.
Entretanto, o professor admite que o maior desafio é fazer Valkyrie interagir com as pessoas.
“Vocês têm de ter algoritmos bastante adaptáveis. O sonho é ter uma coisa que possa funcionar como companheiro de trabalho para os astronautas em missões espaciais, por exemplo”, disse o professor Vijayakumar.
O humanoide é um dos três protótipos desenvolvidos no mundo, e o único do tamanho humano na Europa. O passo seguinte dele é se tornar o primeiro robô a servir astronautas e suportar a primeira colônia humana no planeta vermelho.