Valkyrie feita para servir astronautas prepara sua viagem a Marte

© NASANASA’s R5 robot, which is NASA's newest humanoid robot and was built to compete in the DARPA Robotics Challenge.
NASA’s R5 robot, which is NASA's newest humanoid robot and was built to compete in the DARPA Robotics Challenge. - Sputnik Brasil
Nos siga no
Um robô criado na Escócia pode estar voando rumo a Marte em 2021. Valkyrie (Valquíria) tem 1.8 metros de altura e 125 kg de peso, anda em duas pernas e é capaz de apanhar objetos com as suas mãos.

Os cientistas do Centro de Edimburgo de Robótica, em conjunto com engenheiros da agencia espacial dos EUA, a NASA, esperam enviar Valkyrie a Marte para cumprir as funções de auxiliador para astronautas, antes de os primeiros exploradores atingirem o planeta vermelho dentro de cerca de 15 anos.

“No momento, o robô é uma casca básica que pode fazer três pequenos passos, atingir e apanhar alguma coisa e entregá-la a alguém. Ele reage se você o empurra, balançando ou dando um passo atrás”, disse o professor Sethu Vijayakumar, diretor do Centro.

O robô também tem olhos estereoscópicos com câmera e uma câmera na barriga.

Entretanto, o professor admite que o maior desafio é fazer Valkyrie interagir com as pessoas.

“Vocês têm de ter algoritmos bastante adaptáveis. O sonho é ter uma coisa que possa funcionar como companheiro de trabalho para os astronautas em missões espaciais, por exemplo”, disse o professor Vijayakumar.

O humanoide é um dos três protótipos desenvolvidos no mundo, e o único do tamanho humano na Europa. O passo seguinte dele é se tornar o primeiro robô a servir astronautas e suportar a primeira colônia humana no planeta vermelho.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала