Lua menor: Asteroide de 0,5km passa perto da Terra

© AP Photo / NASA / JPL-CalTechSimulação da aproximação de um asteroide.
Simulação da aproximação de um asteroide. - Sputnik Brasil
Nos siga no
Os astrônomos do observatório Mount Lemmon afirmam que o asteroide passou ontem (5) bastante perto da Terra.

Vista para a fronteira da Índia do Cosmos - Sputnik Brasil
NASA projeta reinstalar asteroide em espaçonave
Ontem (5), um asteroide graúdo e ainda anônimo (ele só é conhecido com o número 388945) passou numa distância de 5 milhões de quilômetros do nosso planeta, comunica o centro dos planetas pequenos da União Astronômica Internacional.

Este corpo celeste entra no grupo dos assim chamados asteroides do Appolon- corpos celestes pequenos que se aproximam do Sol mais perto do que a nossa Terra e cuja orbita atravessa a trajetória da rota do nosso planeta. Este asteroide foi descoberto pelo observatório Mount Lemmon, situado nas montanhas de Santa Catalina.

Um homem com um celular em Douma (Síria). Foto de arquivo de 26 de outubro, 2014. - Sputnik Brasil
Estudantes russos vão ao espaço em aulas de astronomia
Graças ao seu grande tamanho (os astrônomos estimam que o seu diâmetro pode variar entre 160m e 490m), este objeto foi incluído na lista dos objetos potencialmente perigosos para a Terra. Este lista inclui todos os asteroides que podem se aproximar da Terra na distância de 0,05 unidades astronômicas (7,5 milhões de quilômetros) e são de tamanhos grandes – de 150m e mais.

Ontem não houve nenhuma ameaça para a Terra, já que o asteroide 388945 passou perto do nosso planeta às 7h08 de Brasília, a uma distância que corresponde à distância entre a Lua e a Terra, 5 milhões de quilômetros. Ele pode passar no futuro tanto mais perto, como mais longe da Terra.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала