Ontem (5), um asteroide graúdo e ainda anônimo (ele só é conhecido com o número 388945) passou numa distância de 5 milhões de quilômetros do nosso planeta, comunica o centro dos planetas pequenos da União Astronômica Internacional.
Este corpo celeste entra no grupo dos assim chamados asteroides do Appolon- corpos celestes pequenos que se aproximam do Sol mais perto do que a nossa Terra e cuja orbita atravessa a trajetória da rota do nosso planeta. Este asteroide foi descoberto pelo observatório Mount Lemmon, situado nas montanhas de Santa Catalina.
Graças ao seu grande tamanho (os astrônomos estimam que o seu diâmetro pode variar entre 160m e 490m), este objeto foi incluído na lista dos objetos potencialmente perigosos para a Terra. Este lista inclui todos os asteroides que podem se aproximar da Terra na distância de 0,05 unidades astronômicas (7,5 milhões de quilômetros) e são de tamanhos grandes – de 150m e mais.
Ontem não houve nenhuma ameaça para a Terra, já que o asteroide 388945 passou perto do nosso planeta às 7h08 de Brasília, a uma distância que corresponde à distância entre a Lua e a Terra, 5 milhões de quilômetros. Ele pode passar no futuro tanto mais perto, como mais longe da Terra.