A declaração pode ser considerada como a recusa pelos EUA, porque a Índia praticamente rejeitou a proposta feita pela empresa estadunidense Lockheed Martin de iniciar a construção de caças F-16 na Índia.
O ministro da Defesa disse no Parlamento: "O que necessitamos agora é a experiência de voar contra o F-16, pois nós não consideramos a possibilidade da comprar dos caças F-16, pelo menos agora".
"Durante os exercícios, estamos ganhando a experiência muito importante para resistir a caças que os nossos adversários têm. Então, nós estamos aprendendo a combatê-los”, disse o ministro.
Esta declaração de Manohar Parrikar vem no contexto das tentativas da empresa de defesa americana Lockheed Martin de vender seus caças F-16 à Índia, seja diretamente ou através da parceria na fabricação dos aviões de combate no país com empresas indianas.
F-16 é um caça usado pelas Forças Aéreas do Paquistão. Recentemente, os EUA aprovaram a venda de oito novos F-16s a esse país, que tem uma disputa com a Índia por causa da região fronteiriça de Jammu e Caxemira.