Os investidores austríacos foram os primeiros a decidir voltar à Rússia, ao descobrir que agora as condições de investimento são extremamente favoráveis, escreve o Die Presse.
De acordo com um recente relatório da Câmara Federal de Economia da Áustria, durante o ano passado se verificou uma tendência estável — as empresas austríacas tendem cada vez mais para a localização e planejam a abertura de novas filiais na Rússia, se diz no artigo.
"Cerca de uma dezena de empresas selecionam com cuidado as opções para organizar a produção na Rússia", diz Dietmar Fellner, o delegado de negócios austríaco em Moscou.
A taxa de câmbio favorável permite reduzir para metade os custos de mão de obra, terrenos e imobiliário para os investidores estrangeiros. Graças ao rublo barato, o preço dos produtos exportados produzidos na Rússia é agora muito mais baixo. E, finalmente, a decisão do governo de que as empresas estatais devem comprar principalmente produtos nacionais estimula as empresas ocidentais a procurar formas de produção de mercadorias com a marca "Made in Russia" — escreve o jornal.