“Podemos confirmar que recebemos uma carta da Federação Russa oferecendo assistência”, disse Croteau. “Vamos avaliar a oferta recebida e respondê-la no devido momento.”
Na quinta-feira, o ministro russo de Defesa Civil e Alívio a Emergências e Desastres, Vladim Puchkov, disse que Moscou estava pronta para enviar aeronaves de combate a incêndio ao Canadá para ajudar com o incêndio nas matas de Alberta.
A porta-voz canadense apontou que o governo de seu país tem um mecanismo de apoio mútuo com bombeiros de outros países.
“O Canadá não tem um acordo formal com a Rússia para esse propósito”, disse Croteau. “Esta assistência internacional é administrada pelo Centro de Operações do Governo, em parceria com vários departamentos e agências e trabalhando em conjunto com províncias e territórios que necessitem de assistência.”
Um incêndio nas matas perto de Fort McMurray, cidade localizada na província de Alberta, foi descoberto no último domingo, antes de alcançar a cidade na terça-feira. Na quarta, Alberta declarou estado de emergência, e o número de pessoas que deixaram o local passou de 80 mil. Pelo menos 1.600 edifícios foram afetados pelo fogo.
Segundo as autoridades, mais de 1.110 bombeiros, 145 helicópteros e 138 máquinas estão combatendo o fogo.