Terremotos no centro dos EUA geram apelo à suspensão da exploração de petróleo na região

© flickr.com / WildEarth GuardiansFracking (fraturamento hidráulico) no estado de Wyoming, EUA
Fracking (fraturamento hidráulico) no estado de Wyoming, EUA - Sputnik Brasil
Nos siga no
O governo dos EUA precisa revogar as concessões para exploração de petróleo e gás recentemente emitidas na região central do país, devido aos mais de 6.000 tremores de terra registrados no ano passado, os quais se acredita terem sido causados pelo fracking, disse o Centro para a Diversidade Biológica (CDB) em um comunicado nesta segunda-feira (9).

Instalação usada para extrair gás de xisto pelo método de fraturamento hidráulico - Sputnik Brasil
Habitantes tailandeses acusam empresas norte-americanas de fraturamento ilegal
O órgão está pedindo ao governo a revogação de 11 concessões públicas de exploração de combustíveis fósseis que foram vendidas no mês passado nos estados de Oklahoma e nas proximidades do Kansas, “devido a preocupações de que o fracking e a injeção subterrânea de águas residuais da indústria do petróleo possam aumentar o risco de terremotos nestas áreas, ameaçando a segurança e física e as casas de dezenas de milhares de habitantes", explicou o comunicado.

Um homem brinca em uma estrada afetada pelo sismo no Equador, em 19 de abril de 2016 - Sputnik Brasil
América Latina treme com terremotos no México e na Argentina
​Fracking, ou fratura hidráulica, é um processo que possibilita a extração de combustíveis líquidos e gasosos do subsolo. Perfura-se um poço vertical no qual, uma vez alcançada a profundidade desejada, a broca é girada 90° em sentido horizontal e continua perfurando uma distância de dois a três quilômetros. A seguir, uma mistura de água, substâncias penetrantes e químicas é injetada no terreno sob alta pressão, a fim de ampliar as fissuras existentes no substrato rochoso que encerra petróleo e gás natural, permitindo sua saída para a superfície. 

"É claro que essas práticas feitas pelo homem estão aumentando a quantidade da atividade sísmica perto e em torno dos locais de perfuração", disse a porta-voz do CBD, Wendy Park.

Muitos cientistas acreditam que o fracking, bem como a liberação de águas residuais provenientes dos poços de petróleo, provoca terremotos pela lubrificação das falhas subterrâneas.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала