dep Giacobo, prox da linha sucessoria: demos a Waldir uma solução democratica. ou ele sai, ou ele se afasta. pic.twitter.com/IxzEXgjIJD
— Ivan Brandão (@ibrandao) 10 мая 2016 г.
Uma das possibilidades avaliadas, segundo relatou o G1, foi tentar convencer o deputado a renunciar ao cargo de primeiro vice-presidente em troca de um acordo para evitar a cassação de seu mandato (por suspeita de abuso de poder). Outra opção seria afastar Maranhão por meio de votação no plenário da Câmara.
Herdeiro eventual do trono de Eduardo Cunha, Giacobo já foi réu no Supremo Tribunal Federal (STF) em três ações, envolvendo falsidade ideológica, formação de quadrilha, sonegação de impostos, e até sequestro e cárcere privado. Todas prescreveram.
Além disso, ele jura que o fato de ter vencido a loteria 12 vezes entre os dias 5 e 19 de julho de 1997 se deve apenas a sua grande “sorte”.
“Pura sorte. Juro por Deus. Eu sou um cara de muita fé”, disse então o deputado à Folha de S. Paulo, após ter faturado R$134 mil no total.
Caso o sortudo assuma, não se sabe por quanto tempo será. Partidos de oposição defendem novas eleições, mas é possível que o paranaense fique na presidência da Câmara até fevereiro de 2017, encerrando o mandato da atual Mesa Executiva.