- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Se cair Maranhão, conheça Giacobo: o deputado que ganhou na loteria 12 vezes em 2 semanas

© Gustavo Lima/Câmara dos DeputadosFernando Giacobo (PR)
Fernando Giacobo (PR) - Sputnik Brasil
Nos siga no
O presidente interino da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão (PP), tem até hoje para renunciar ao cargo, segundo indicaram as fontes ouvidas pelo G1 na terça-feira (9).

Presidente interino da Câmara, Waldir Maranhão, anula votação do Impeachment - Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Revogar o que parecia irrevogável: interino da Câmara recua a anula sua anulação
O deputado Júlio Lopes (PP) disse ao G1 que pediu a renúncia de seu correligionário, e que este lhe havia prometido uma resposta até a manhã desta quarta-feira (11). Além do PP, líderes do PMDB e do PPS na Câmara também se reuniram na segunda-feira, após o anúncio de que o deputado Maranhão havia anulado a votação do dia 17 de abril que, por sua vez, aprovara a admissibilidade do impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff. Na ocasião, eles discutiram meios para afastar Maranhão da presidência.

​Uma das possibilidades avaliadas, segundo relatou o G1, foi tentar convencer o deputado a renunciar ao cargo de primeiro vice-presidente em troca de um acordo para evitar a cassação de seu mandato (por suspeita de abuso de poder). Outra opção seria afastar Maranhão por meio de votação no plenário da Câmara.

Presidente interino da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão, anula votação do impeachment - Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Líderes partidários votam na terça recurso para anular decisão do presidente da Câmara
Em ambos os casos, quem assume a presidência interina é o segundo vice-presidente da Câmara, Fernando Giacobo (PR), um empresário do ramo automotivo paranaense que pode ficar, interinamente, como segundo na linha de sucessão da República caso a presidenta seja mesmo afastada nesta quarta-feira.

Herdeiro eventual do trono de Eduardo Cunha, Giacobo já foi réu no Supremo Tribunal Federal (STF) em três ações, envolvendo falsidade ideológica, formação de quadrilha, sonegação de impostos, e até sequestro e cárcere privado. Todas prescreveram. 

Além disso, ele jura que o fato de ter vencido a loteria 12 vezes entre os dias 5 e 19 de julho de 1997 se deve apenas a sua grande “sorte”. 

“Pura sorte. Juro por Deus. Eu sou um cara de muita fé”, disse então o deputado à Folha de S. Paulo, após ter faturado R$134 mil no total.

Caso o sortudo assuma, não se sabe por quanto tempo será. Partidos de oposição defendem novas eleições, mas é possível que o paranaense fique na presidência da Câmara até fevereiro de 2017, encerrando o mandato da atual Mesa Executiva.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала