De acordo com ele, os militares e os armamentos efetuaram mais de 300 km desde a Praça do Palácio, que fica no centro histórico da cidade, até o local do posicionamento permanente na mesma região. Ao chegar à base, os armamentos passaram pela revisão regular e foram alocados no local de lançamento.
“As unidades de defesa antimíssil S-400 Triumph, depois de participarem do desfile militar [de 9 de maio em comemoração da derota do nazismo alemão na Segunda Guerra Mundial] em São Petersburgo, chegaram ao local de posicionamento permanente e começaram as operações regulares de defesa e monitoramento do espaço aéreo ao longo da fronteira russa noroeste”, disse o militar.
Além dos S-400, os pilotos dos aviões Su-34, Su-27 e MiG-29, assim como as tripulações dos helicópteros Mi-8, Mi-24 e Mi-26, que também participaram do desfile em Moscou, retornaram aos postos permanentes de serviço. Todos os armamentos e pessoal militar do Comando Ocidental voltaram ao serviço regular depois de desfilarem em Moscou, São Petersburgo, Voronezh, Nizhni Novgorod e outras cidades russas.
Os S-400 “Triumph”- são o complexo antiaéreo de grande e médio alcance, destinado a eliminar todos os meios de ataques aéreos modernos. O sistema pode atingir alvos estáticos na distância de 400 km e alvos balísticos (mísseis, aviões de todos os tipos e ogivas) na distância de 60 km. O radar de deteção precoce assegura um alcance de deteção de 600 km.