Dois anos depois, tribunal de Kiev nega reconhecer ‘agressão’ russa

© AFP 2023 / YURIY DYACHYSHYNA bandeira da Ucrânia
A bandeira da Ucrânia - Sputnik Brasil
Nos siga no
O tribunal de Kiev, depois de dois anos de tramitação, se recusou a reconhecer a "agressão" por parte da Rússia contra a Ucrânia, como exigiu um dos gerentes do projeto Tribunal Aberto Stanislav Batrin, de acordo com o site da organização.

O Ministério das Relações Exteriores e a Procuradoria Geral da Ucrânia estavam prontos para satisfazer o pedido, informa o site do projeto. Porém, o mesmo não foi atendido.

Stanislav Batrin chamou a decisão de “politizada” e pretende submeter a apelação.

O gerente do Tribunal Aberto pela primeira vez levantou a questão do reconhecimento da "agressão russa" contra a Ucrânia em 29 de agosto de 2014. O tribunal de primeira instância rejeitou o pedido por duas vezes, mas o ativista conseguiu de recorrer à mais alta instância judicial. Depois, o juiz que estava considerando o caso, decidiu a se renunciar e tinha que procurar um substituto.

Representante oficial do Ministério das Relações Exteriores russo, Maria Zakharova, durante a entrevista coletiva semanal, Moscou, Rússia, 25 de fevereiro de 2016 - Sputnik Brasil
Declarações de Poroshenko sobre poder da Ucrânia provocam surpresa
As relações entre Rússia e Ucrânia vêm se deteriorando desde o início dos conflitos no leste ucraniano, na região de Donbass. Kiev acusa Moscou de interferir diretamente em questões internas da política ucraniana, mas sem apresentar qualquer prova. O Kremlin, por sua vez, nega veementemente tais alegações, chamando a atenção para a necessidade de se encontrar uma solução real e pacífica para a crise na Ucrânia.

Ministério da Defesa da Rússia nega acusações de fornecimento de armas e equipamentos militares à milícia popular. As declarações de Kiev sobre este assunto no ministério russo se chamam de "bobagem absoluta". O ministro das relações exteriores russo Sergei Lavrov, por sua vez, observou que as palavras das autoridades ucranianas não são comprovadas.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала