- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Governo vai reduzir 4 mil cargos e programas sociais vão passar por inspeção

© José Cruz/Agência BrasilOs ministros da Casa Civil, Eliseu Padilha, da Saúde, Ricardo Barros e do Planejamento, Romero Jucá, durante coletiva no Palácio do Planalto
Os ministros da Casa Civil, Eliseu Padilha, da Saúde, Ricardo Barros e do Planejamento, Romero Jucá, durante coletiva no Palácio do Planalto - Sputnik Brasil
Nos siga no
O governo do presidente em exercício, Michel Temer vai cortar até 4 mil cargos comissionados, quase 19% do total. A afirmativa é do novo ministro do Planejamento, Romero Jucá (PMDB-RR), durante coletiva nesta sexta-feira(13), junto com os ministros da Casa Civil, Eliseu Padilha, e da Saúde Ricardo Barros, após a 1ª reunião ministerial com Temer.

Segundo Romero Jucá, a medida é uma das providências do governo Temer ligadas em relação a redução das despesas públicas,  realizando a reestrutura organizacional dos ministérios. Jucá explicou que o governo dá gratificação de 51 formas diferentes e isso será alterado e reduzido até  31 de dezembro de 2016.

“O governo federal contrata e dá gratificação de 51 formas diferentes, o que na verdade será revisto. Nós queremos em 31 de dezembro de 2016 ter diminuído 4 mil postos desse tipo de gratificação ou contratação. Isso representa o dobro do que o governo anterior havia anunciado e não havia cumprido.”

O vice-presidente do Brasil, Michel Temer - Sputnik Brasil
Notícia de colaboração de Temer com Segurança Nacional dos EUA repercute no Brasil

No governo de Dilma Rousseff o corte estabelecido era de redução de 3 mil cargos. Até fevereiro de 2016, 562 postos foram cortados, de um total de 22 mil, o equivalente a 18,7% da meta.

Jucá ressaltou que apensar do corte não resolver totalmente a questão do gasto público, mas é uma forma do governo dar exemplo para a sociedade.

“Haverá um esforço dos ministros, da máquina pública no sentido de dar o exemplo. Isso não resolve a questão do gasto público e da meta de déficit, mas em tese é um posicionamento, que o governo deve tomar como exemplo para a sociedade.”

Comissão do Impeachmentdo Senado recebe o Presidente do STF, Ricardo Lewandowski - Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Comissão do impeachment inicia na próxima semana novas fases do processo contra Dilma

Sobre os programas sociais, o Ministro do Planejamento afirmou que eles serão “mantidos, melhorados e ampliados”, mas ressaltou que eles vão passar por uma auditoria, onde somente os programas que dão resultados vão ser mantidos e aperfeiçoados.

Jucá ainda garantiu que os reajustes salariais prometidos pelo governo de Dilma Rousseff também vão ser mantidos pelo governo interino de Temer. 


Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала