Quer chocolate? Dê sua senha!

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Cientistas europeus provaram que a parte mais vulnerável em todos os sistemas de segurança cibernética é o próprio usuário.

Os cientistas da Alemanha e Luxemburgo mostraram os resultados da sua pesquisa, de acordo com a qual cerca de metade de todos os usuários da Internet está pronta para passar suas senhas e outros segredos online por um presente muito pequeno, tipo uma barra de chocolate.

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A respectiva informação foi publicada na revista Computers in Human Behavior.

A publicação revelou que a despeito das percepções comuns sobre hackers e serviços especiais, a maioria dos casos de roubo de e-mails, contas em redes sociais e mesmo servidores atualmente está feita usando a chamada "engenharia social". Esta significa, em termos gerais, que não é o sistema de computador que está sendo hackeado, mas é o próprio homem.

Como a regra geral, os criminosos online tentam persuadir um homem de revelar a sua senha ou o número de cartão de crédito por via de letras falsificadas de administração de um site (também hackeado) ou falsas lotarias.

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De acordo com hackers, tais métodos não só são mais baratos e fáceis do que a criação de utilitários com vírus, mas também são mais efetivos.

Os cientistas da equipe chefiada por André Melzer da Universidade de Luxemburgo saíram às ruas de Luxemburgo e começaram conversas com pedestres, durante as quais tentaram esclarecer as suas opiniões sobre a cibersegurança e às vezes perguntaram uma das suas senhas, que usam para acessar suas contas na Internet.

Durante umas conversas os cientistas acompanharam os seus pedidos pela senha om uma proposta de chocolate, e durante outras escaparam da proposta.

O experimento mostrou que mesmo recebendo tal presente pequeno a maioria de pessoas estava pronta a partilhar dos seus dados secretos.

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Assim, quando cientistas lhes ofereciam chocolate, 29% das pessoas compartilhavam a senha. E em geral a possibilidade de obter dados de outra pessoa aumentou quase duas vezes (48%) quando foi oferecido chocolate em comparação com casos sem a guloseima.

Os cientistas destacaram também especialmente que homens partilharam das suas senhas cerca de 23% mais frequentemente, do que mulheres, com a condição da presença de chocolate na proposta.
Assim, todas as empresas que gastam montantes de dinheiro para garantir a sua cibersegurança podem fazer isso em vão, na última instância é a pessoa que está sendo hackeada.

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