O descumprimento do Tratado INF tem sido uma acusação bastante frequênte entre a Rússia e os EUA. Nesta sexta-feira (13) o presidente russo Vladimir Putin decalrou que a implementação do escudo antimísseis dos EUA na Romênia e na Polônia representa uma "clara violação" desse acordo, já que as intalações desses sistema também podem ser utilizadas para o lançamento de mísseis de médio e curto alcance. Os EUA garantem que o sistema é incapaz de operar com esse tipo de míssil, mas se recusam a assinar qualquer documentação nesse sentido.
"Procuramos maneiras de alcançar progresso sobre esse tema em 2016" – disse o representante do Departamento de Estado, destacando que os EUA já demonstraram abertura para esse diálogo.
O Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário (Tratado INF) foi assinado em 1987 por Ronald Reagan e Mikhail Gorbachev. O documento obriga os EUA e a Rússia a não produzir, testar ou implantar mísseis balísticos e de cruzeiro terrestres, com alcance entre 500 e 5500 km. O tratado é considerado um dos símbolos do fim da Guerra Fria.