Em entrevista ao canal de televisão TVP, o ministro contou que drones russos costumavam a cruzar a fronteira entre os dois países na região de Kaliningrado ainda antes de ele ter assumido o seu cargo, em 2015.
Ele destacou, no entanto, que desde então a Polônia reforçou “significativamente” a sua fronteira, e que agora casos desse gênero passaram a ser registrados com uma frequência muito menor.
As acusações de Antoni Mecherevich foram feitas na sequência da notícia de que caças britânicos de uma base militar em Amari, na Estônia, interceptaram três aviões de transporte russos. Ainda não há informações sobre onde exatamente aconteceu este incidente, mas o ministro britânico Michael Fallon já declarou tratar-se de "manifestação da agressão russa."
O Ministério da Defesa da Rússia já declarou diversas vezes que todos os voos das aeronaves russos são realizados em total conformidade com as regras internacionais de uso do espaço aéreo sobre águas neutras, sem violar fronteiras de outros países.