Gleb Okunev (El Glepe), músico e um dos organizadores do festival, falou com a Sputnik sobre o evento.
De acordo com o músico, festivais deste tipo promovem a integração entre as diferentes culturas. Na Rússia a cultura do flamenco se desenvolve gradualmente, estes festivais são famosos na capital russa. O festival Flamencura se distingue dos outros pela ênfase na componente musical.
Segundo Gleb, as pessoas gostam muito deste tipo de música e dança. "O flamenco atrai pela sua energia, capacidade de seguir sempre em frente, de mudar. Sem dúvida, eles nos atraem porque são algo novo para o nosso país. Não há caminho de retorno para quem se apaixonou pelo flamenco.
Gleb muitas vezes usa também elementos da cultura musical brasileira, ele explicou que "a tradição brasileira e a tradição do flamenco são próximas, primeiro, por causa do fato de darem muita importância à música, ao ritmo, assim como às tradições de execução de determinados gêneros e estilos. E, claro, a complexidade de apresentação tanto do lado musical quanto do vocal. Existem mesmo projetos onde a música brasileira é misturada com flamenco!"
Raul Levia Amador, um cantor vindo de Barcelona, respondendo à pergunta sobre as suas expetativas no festival disse:
"Espero dar o pequeno contributo para as pessoas, me divertir com os meus amigos e ganhar uma boa experiência. O flamenco é uma forma de viver e expressar sentimentos e momentos…"
Segundo Raul, festivais deste tipo criam o que passa a ser "o flamenco internacional".