Colômbia: governo e FARC promovem retirada menores de idade da guerrilha

© AFP 2023 / YAMIL LAGEMinistra das Relações Exteriores da Colômbia, Maria Angela Holguin, em Havana, participa das negociações com as FARC
Ministra das Relações Exteriores da Colômbia, Maria Angela Holguin, em Havana, participa das negociações com as FARC - Sputnik Brasil
Nos siga no
O governo da Colômbia e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) anunciaram nesse domingo (15) um acordo para a retirada de menores de 15 anos dos acampamentos do grupo, informou Agência Brasil.

Presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos (esquerda), presidente de Cuba, Raul Castro (centro), e líder das FARC, Rodrigo Londoño Echeverri (direita) - Sputnik Brasil
Governo colombiano espera fim de guerra com as FARC em breve
O acordo inclui a elaboração de um plano para a desmobilização progressiva dos menores de 18 anos que integram as fileiras das FARC e um programa para a reintegração na sociedade civil de todas as crianças e adolescentes que saiam da guerrilha, segundo um comunicado conjunto. Em fevereiro, as FARC já haviam assumido o compromisso de não voltar a recrutar menores de 18 anos.

Todos os menores que saiam da guerrilha serão considerados vítimas e os que têm menos de 14 anos nunca poderão ser considerados responsáveis, segundo o acordo.

O negociador das FARC, Ivan Marquez, disse que há 21 menores de 15 anos nos acampamentos da guerrilha.

A reinstalação e o acompanhamento dos menores contará com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização Internacional das Migrações (OIM).

"Conseguimos um acordo histórico em Havana para retirar as crianças da guerra", disse Juan Manuel Santos em sua conta na rede social Twitter.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала