Conheça a maneira de 'copiar e colar' da OTAN

© AFP 2023 / FRANCISCO LEONG / Acessar o banco de imagensHelicóptero AW Linx Wildcat da OTAN durante ensaios militares
Helicóptero AW Linx Wildcat da OTAN durante ensaios militares - Sputnik Brasil
Nos siga no
O general italiano Salvatore Farina, recém-nomeado comandante da OTAN, fez declarações, chamando a postura da Rússia no Mar Báltico de “perigosa” e alegando possíveis ocorrências. Porém, não tem previsão de um conflito generalizado.

Rússia entrega helicóptero polivalente Ka-32A11BC ao Brasil - Sputnik Brasil
Rússia apresentará helicópteros de resgate em exposição em Pequim
Um alto militar italiano, Salvatore Farina, que assumiu este março o Comando Aliado das Forças Conjuntas da OTAN em Brunssum (Países Baixos), entrevistado pela agência de notícias BNS durante a sua visita a Vílnius, capital da Lituânia, fez comentários sobre a atividade militar russa na região do Báltico, chamando-a de “perigosa”. 

“Por enquanto, não vejo possibilidade de uma guerra generalizada entre a Rússia e a OTAN”, falou, adicionando que a postura “perigosa” da Rússia na região “mais cedo ou mais tarde pode provocar uma ocorrência”.

O secretário geral da OTAN, Jens Stoltenberg. - Sputnik Brasil
OTAN reconhece vulnerabilidade das suas forças de reação rápida
General da OTAN encontrava-se em visita a capital lituana no âmbito da preparação para a cúpula da organização em Varsóvia, em julho próximo.

“A OTAN não tem intensões de agravar a situação em vista dessas ações. O nosso objetivo é proteger e resistir”, disse ele.

Em meados do abril, o comando europeu dos EUA publicou fotos e vídeos, acusando a Força Aérea russa de que seus caças e helicópteros, alegadamente se aproximaram do destróier norte-americano USS Donald Cook. A parte estadunidense mostrou-se preocupada com o incidente, chamando tal postura de “pouco profissional e perigosa”. A representante do Pentágono disse que o Su-24 russo passou na altura menor de 10 metros acimo do navio.

O porta-voz do Ministério da Defesa russo, por sua vez, disse que os Su-24 estavam realizando voos de rotina de treinamento, em conformidade com todas as normas internacionais de segurança, e que não houve agressividade por parte dos pilotos. Além disso, a pasta observou que as manobras do navio norte-americano ocorreram a alguns quilômetros de distância de uma base naval russa na região.

Pentágono, sede do Departamento de Defesa dos EUA - Sputnik Brasil
Pentágono está preocupado com declaração de Vladimir Putin
Quanto a o novo comandante italiano da OTAN, que repercutiu as palavras do secretário de Estado norte-americano John Kerry, porta-voz da Casa Branca Josh Earnest e vários oficiais do Pentágono, ele assumiu Comando Aliado das Forças Conjuntas da OTAN em Brunssum há dois meses, em 4 de março, na cerimônia que contou com a presença de General americano Philip M. Breedlove, Comandante Supremo Aliado da Europa (SACEUR), de acordo com o comunicado à imprensa do escritório da Aliança na Holanda.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала