Nesta terça-feira, em Bruxelas, os representantes do Clube Valdai de Discussões Internacionais apresentaram as principais teses do relatório sobre as perspectivas das relações Rússia-UE. Segundo os autores do relatório, a Rússia deve negociar temas relacionados à UE nos níveis apropriados — com a própria UE, ou com cada país em separado. Além disso, os especialistas destacam que os níveis do diálogo devem ser proporcionais, ou seja, formatos ineficientes devem ser reduzidos. O relatório também recomenda diferenciar as relações exteriores em geral das relações exteriores econômicas com os países da UE.
O diretor do departamento da Rússia do SEAE, Fernando Guimarães, comentou as propostas do relatório. "Rússia deve reconhecer e respeitar a União Europeia e os seus interesses", disse o oficial.
Segundo ele, "a posição de que Rússia deve buscar fragmentar suas relações com a União Europeia, escolhendo entre Bruxelas, países membros e organizações não governamentais, seria claramentre não construtiva".