Um dos parlamentares que se manifestam contra a volta da CPMF é o Deputado Federal Marcus Pestana (PSDB-MG), que em conversa com a Sputnik Brasil explicou as razões de sua oposição ao tributo:
“A carga tributária está muito alta no Brasil, e é um dos grandes obstáculos para o desenvolvimento do país. Temos intolerância a impostos, e principalmente à criação de novos impostos.”
O deputado, que é economista, sugere as formas pelas quais o Brasil poderia se revigorar sem recorrer à prática da criação (no caso, recriação) de impostos:
“Precisamos reconstruir a confiança no Brasil, e para isso a primeira medida é reduzir o tamanho do Estado e o tamanho da máquina governamental. Antes de criar impostos, precisamos melhorar a nossa produtividade, apurando em que setores podemos ser mais eficientes. Não há clima para a volta da CPMF no país. O Governo deve desistir deste projeto e dizer à população de que forma o Brasil pode ser mais bem administrado. Só então começaremos a recuperar, interna e externamente, a confiança no Brasil.”