- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Vice do VEB: situação política não colabora para diálogo entre Brasil e Rússia

© Sputnik / Ilya PitalevVice-presidente do VEB, Sergey Vasiliev
Vice-presidente do VEB, Sergey Vasiliev - Sputnik Brasil
Nos siga no
O vice-diretor do VEB (Vnesheconombank, também conhecido como Banco de Desenvolvimento da Rússia) e presidente do Conselho Empresarial Rússia-Brasil, Sergey Vasiliev, em visita ao Rio de Janeiro, conversou com Sputnik Brasil.

O economista está participando da assembleia da ALIDE – Associação Latino-Americana de Instituições Financeiras de Desenvolvimento, organizada pelo BNDES. 

Vasiliev informou que o VEB é membro da ALIDE, assim como uma série de bancos de fora da região. Segundo o vice-diretor do VEB, a assembleia discutirá as formas de estimular o desenvolvimento na América Latina e relação com os países de outras regiões. Vasiliev apresentou um relatório em nome do banco de desenvolvimento russo, cuja prioridade atual consiste em estimular as exportações industriais da Rússia. Segundo ele, o estímulo às exportações industriais russas praticamente duplicou durante o último ano.

Vice-presidente do Vnesheconombank, Sergey Vasiliev - Sputnik Brasil
Impeachment no Brasil: como a economia se tornou refém da política
Quanto às exportações russas para o Brasil, lamentou Vasiliev, o cenário não está muito favorável. Inúmeros problemas na área de taxação travam o crescimento do fluxo comercial entre os dois países. Segundo o economista, a situação depende da alteração na legislação brasileira. Alguns desses processos ainda estão em tramitação do lado do Brasil.

Quando perguntado sobre a atual crise política vivida pelo Brasil e se isso afetará a cooperação entre o VEB e o BNDES, o presidente do Conselho Empresarial Rússia-Brasil lamentou a situação atual, mas demonstrou esperanças em função do alto profissionalismo dos quadros econômicos do atual governo.

"Essas mudanças políticas não contribuem para um diálogo de conteúdo e de longo prazo entre Brasil e Rússia. Isso acontece em função da grande indeterminação política. Por outro lado, eu vi a composição do novo governo. Pude ver, a princípio, muitos profissionais bem conhecidos no mundo todo. Ou seja, talvez isso reflita na área econômica". 

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала