Terumi Tanaka, chefe da organização e natural da cidade de Nagasaki que tinha 13 anos quando ocorreu a explosão da bomba atômica, declarou durante a coletiva na terça:
"Nós certamente gostariam de receber uma desculpa por pessoas que perderam as suas vidas, que perderam os seus namorados, pais que perderam as suas crianças".
Obama, que em 2009 recebeu o prêmio Nobel da Paz parcialmente por razão de tornar a questão de não proliferação das armas nucleares o tema central da sua agenda, será o primeiro presidente americano que visitará Hiroshima, o local do primeiro bombardeio atômico, que tinha sido realizado em 6 de agosto de 1945.
Durante a Segunda Guerra Mundial, os EUA realizaram bombardeios com bombas atômicas das cidades de Hiroshima e Nagasaki no resultado dos quais morreram de 130 a 250 mil pessoas. O caso é o único de uso das armas nucleares na história, e o papel dos bombardeios na rendição do Japão e a sua justificação ética ainda são pontos debatidos entre acadêmicos e na sociedade.