Nas palavras do senador, a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Trabalhadores foi criada por iniciativa das centrais sindicais, das confederações de trabalhadores e das entidades representativas das classes trabalhadoras. A Frente tem como objetivo “defender a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e os interesses dos trabalhadores e combater os planos de terceirização absoluta que estão dominando o país”.
“Também queremos combater algo que vem se estabelecendo neste país, que é a tese de que o negociado deve prevalecer sobre o legislado. Esta tese rasga a legislação trabalhista do país porque dá muito mais ênfase e valorização aos acordos firmados entre empregados e empregadores, em detrimento das leis vigentes no país. Querem enfim revogar vários direitos dos trabalhadores do Brasil, e a nossa Frente Parlamentar Mista vai enfrentar essas tentativas" – esclarece Paulo Paim.
“A Previdência Social está sendo desmontada e transformada num apêndice do Ministério da Fazenda e de outros Ministérios. Nós entendemos que, pelo bem da população, a Previdência Social não pode funcionar assim. Então, [a Frente] será mais uma iniciativa parlamentar igualmente em defesa da população do país.”