Os participantes da cúpula expressaram as suas opiniões sobre o presente e o futuro das relações entre a Associação e Moscou.
"Este fórum é um evento que representa um elo importante na política da Virada para o Oriente, proclamada pela Rússia. O Oriente é uma região em crescimento e, neste sentido, Tailândia pode se tornar um nó e o ponto de apoio para que a Rússia tenha uma presença mais profunda nessa região", disse Kriengkrai Thiennukul, presidente de Conselho empresarial russo-tailandês.
O gerente-geral do Departamento de importações e exportações de empresa de mineração maior do Vietnã, Vinacomin, Quang Trungh Dinh, compartilhou com a Sputnik a sua opinião sobre as relações russo-vietnamitas:
"A Rússia desempenha um papel muito importante no comércio com os países da ASEAN, e com o Vietnã, em particular. Obtemos as importações de carvão da Rússia para atender a nossa demanda crescente no setor de energia", disse.
O desenvolvimento da cooperação da Rússia e Indonésia também foi discutido no fórum. Anteriormente, haviam aumentado as importações entre os dois estados, além disso, ambos já cooperam no campo militar.
Саммит Россия – #АСЕАН: пленарное заседание https://t.co/MoEogTAI65 pic.twitter.com/49JCYyWD2f
— Президент России (@KremlinRussia) 20 мая 2016 г.
O secretário geral da União das Federações das Câmaras de Comércio e Indústria de Mianmar, Moe Myint Kyaw, por sua vez declarou que a ASEAN já coopera com os países da região e parceiros ocidentais, mas "para nós é algo novo colaborar com a Rússia e, por isso, ainda há várias barreiras em nossas relações".
Também expressou a sua opinião o consultor da cooperação estratégica com as instituições de desenvolvimento multilateral do grupo do Banco Mundial, Gilles Alfandari. O especialista diz que este fórum é uma oportunidade para as companhias russas de conhecer os planos de investimentos nos países da ASEAN.
#Sochi is in anticipation of #ASEANRussia20 Summit! Starting soon-follow the latest news at https://t.co/HHZ18wp9rn pic.twitter.com/2KIV2RdOh8
— РоссиЯ (@Russia) 19 мая 2016 г.
Na realidade, as partes esperam muito do encontro e de acordo com todos os entrevistados, a cooperação entre a Rússia e os membros da ASEAN só aumentará nos próximos anos, apesar de todos os obstáculos. Além disso, destacaram que todos os países obterão vantagens com esta colaboração.