Uma empresa do presidente ucraniano Pyotr Poroshenko, ao que parece, controla as atividades de uma fábrica alemã através de empresas offshore, que formalmente é propriedade de um amigo e parceiro de negócios, Sergei Zaitsev, informa a emissora alemã Deutsche Welle.
Em 2011, a fábrica foi comprada por um "investidor ucraniano". Uma empresa de Kiev Investment Capital Ukraine (ICU) foi um consultor da compra realizada.
Como diz o DW, a mídia já associou esta planta com presidente ucraniano Poroshenko. Contudo, o nome do atual proprietário conseguiu esconder atrás de um esquema de registro de empresas no offshore.
Este esquema inclui várias empresas. O proprietário de direto desta fábrica é uma empresa alemã Interstarch GmbH.
Um repórter de DW tentou esclarecer pessoalmente de Poroshenko, se ele for o beneficiário desta empresa, mas ele não respondeu. Então, o repórter perguntou a empresa ICU e elucidou que a empresa cipriota Camarin Limited pertence formalmente a Sergei Zaitsev, parceiro de negócios e amigo do presidente ucraniano.
No entanto, é possível que Zaitsev atue apenas como um chefe nominal. De acordo com os dados de Panama Parers Zaitsev jogou tal papel na empresa Roshen nos Países Baixos em uma empresa offshore no Chipre.
De acordo com estes documentos, até Poroshenko dominou estas empresas públicas, embora fosse Zaitsev o proprietário registrado de ambas.