O general do Exército americano Joseph Votel, que lidera o CENTCOM, responsável por Oriente Médio, norte da África e Ásia Central, fez uma viagem secreta à Síria, informou a imprensa americana. O enviado especial presidencial para a Coalizão Global contra o Daesh confirmou a notícia.
While #ISIL leaders are reduced to audiotapes in the dark, @CENTCOM commander GEN Votel was in #Syria preparing push to #Raqqa. #ISIS #Daesh
— Brett McGurk (@brett_mcgurk) May 21, 2016
Votel chegou à Síria para uma visita de um dia, quando vai conhecer locais de operações especiais dos EUA e encontrar forças locais treinadas por especialistas americano, relatou a CNN. Segundo o canal, Votel é o principal oficial militar americano a visitar a Síria desde o início da guerra civil no país.
Desde o início do conflito sírio, com forças governamentais combatendo vários grupos de oposição - inclusive terroristas -, os EUA e seus aliados vêm fornecendo apoio militar a grupos rotulados por eles como “oposição moderada”. Além disso, os EUA pedem a renúncia do Presidente Bashar Assad.
Washington também já enviou centenas de soldados de operações especiais para treinar e equipar rebeldes “moderados” no combate a radicais islâmicos.