Países Bálticos querem que OTAN 'se sinta em casa' na região

© AFP 2023 / RAIGO PAJULASoldado estoniano participa dos exercícios militares anuais em conjunto com as tropas da OTAN, Estônia, maio de 2014 (foto de arquivo)
Soldado estoniano participa dos exercícios militares anuais em conjunto com as tropas da OTAN, Estônia, maio de 2014 (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Nos siga no
Os países Bálticos pretendem facilitar a passagem das tropas da OTAN por seus territórios, disse o ministro de Defesa estoniano, Hannes Hanso, na segunda-feira (23).

Hoje de manhã, os ministros da Defesa da Estônia, Letônia e Lituânia se encontraram na cidade de Kuressaare, parte ocidental da Estônia, para discutir assuntos de segurança, cooperação na área da defesa e os preparativos para a cúpula da OTAN em Varsóvia.

Símbolo da OTAN - Sputnik Brasil
OTAN: fortalecimento da Aliança na Europa Oriental é causado pela 'agressão' russa
As partes trocaram opiniões sobre o movimento de tropas da OTAN pela região e apoiaram a ideia de simplificar o procedimentos burocráticos relacionados com a travessia das fronteiras.

"Falando em termos figurados, os tanques dos aliados da OTAN devem ser capazes de entrar na Estônia sem vistos e não têm que esperar alguns dias próximo da fronteira até que os documentos necessários estejam prontos", diz a declaração do ministério, citando Hanso.

Mais tarde, os três ministros deverão partir para a Geórgia e encontrar-se com o seu homólogo georgiano Tinatin Khidasheli em Tbilisi, devendo ainda participar da Conferência anual de Defesa e Segurança da Geórgia, marcada para 24-25 de maio.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала