Este é o quarto edital binacional do Programa Brasil de Todas as Telas, que tem como objetivo atuar na expansão do mercado e na universalização do acesso às obras audiovisuais brasileiras, e que possui parcerias com Portugal, Argentina e Uruguai, além dos 19 países que integram o edital América Latina.
As ações de incentivo à realização de coproduções internacionais da Ancine, que incluem ainda edital de desenvolvimento com a Itália, visam promover o intercâmbio de experiências, além de aumentar a participação do cinema brasileiro no mercado externo.
Através da Chamada Pública Prodecine 10/2016, a Ancine vai selecionar, em regime de concurso público, um projeto de longa-metragem, de ficção, documentário ou animação, apresentado por produtora brasileira independente que participe como coprodutora minoritária da obra.
Simultaneamente, um concurso similar será realizado no Chile, a cargo do Conselho Nacional da Cultura e das Artes (CNCA), destinado à seleção e à concessão de apoio financeiro a um produto de obra cinematográfica, apresentado por empresa produtora chilena que participe do projeto como coprodutora minoritária. Cada projeto selecionado receberá, em moeda local, recursos no valor equivalente a 100 mil dólares.
Os interessados podem inscrever projetos que estejam em qualquer etapa de desenvolvimento ou de pré-produção, desde que as filmagens da obra ainda não tenham sido iniciadas. Entre os critérios para a seleção está a relevância do projeto para a integração entre as indústrias cinematográficas do Brasil e do Chile.
Para ter acesso ao regulamento do concurso, o formulário e a documentação necessária para a inscrição, basta ir até o site do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul.