As forças peshmerga conseguiram repelir um ataque de grande escala de terroristas do Daesh (organização proibida na Rússia) nos arredores da cidade iraquiana de Kirkuk, informou o vice-comandante da nona brigada peshmerga, coronel Tarik Ahmed Jaff.
“Os militantes iniciaram o ataque contra as nossas posições à noite, atacando as fortificações de peshmerga nos arredores da aldeia Tel Raba (40 km ao sul de Kirkuk). Mas peshmerga lançou ali os reforços”, disse o coronel curdo.
Ultimamente, os militantes do Daesh estão oprimidos em todas as frentes. As forças governamentais do Iraque continuam libertando Faluja, uma das maiores cidades do país. Além disso, os curdos estão assaltando Raqqa, “capital” do Daesh na Síria.
Curdos são uma etnia cujos representantes moram atualmente em regiões fronteiriças da Síria, Iraque e Turquia. As autoridades deste último país lançaram recentemente uma série de repressões contra os curdos, chegando a afirmar que o Partido dos Trabalhadores do Curdistão, PKK (braço armado da força política da minoria curda), é um alvo como o Daesh.