Daesh usa ‘escudo humano’ para se defender do Exército do Iraque

© AP Photo / UncreditedCidade de Faluja, no Iraque
Cidade de Faluja, no Iraque - Sputnik Brasil
Nos siga no
Combatentes do grupo terrorista Daesh (Estado Islâmico) estão usando os habitantes da cidade de Faluja como “escudos-vivos” para se defender de uma ofensiva do Exército iraquiano, declarou o porta-voz oficial do Ministério da Defesa do Iraque Ahmad Jamal, em entrevista ao jornal russo Izvestia.

O Exército iraquiano planeja libertar Faluja da ocupação terrorista no decorrer dos próximos dias. A ofensiva começou no início desta semana, e já conseguiu controlar diversas áreas da periferia da cidade, bem como eliminar um dos líderes do Daesh na região.

Forças governamentais do Iraque perto da cidade de Hit, na província de Anbar, 18 de março 2016 - Sputnik Brasil
Exército do Iraque prepara ofensiva contra Faluja (VÍDEO)
De acordo com Ahmad Jamal, os militantes do grupo terrorista ocupam escolas, hospitais e prédios civis para se proteger dos ataques.

“Os combatentes do Daesh representam a maior ameaça para os habitantes da cidade. Não é nenhum segredo que durante a ocupação de Faluja os extremistas promoveram execuções coletivas e uma série de outros crimes conta a humanidade” – explicou o porta-voz iraquiano.

Um lutador xiita abre fogo em direção a militantes do Estado Islâmico, na cidade de Saqlawiyah, perto de Faluja, Iraque 04 de agosto de 2015 - Sputnik Brasil
Exército iraquiano pede a cidadãos de Faluja ocupada por Daesh para deixarem a cidade
Ele destacou que as forças de segurança do Iraque estão realizando um grande trabalho para evitar ao máximo a morte de civis durante a ofensiva.

Localizada da região oeste do Iraque, a cidade de Faluja vem sendo ocupada desde 2014 pelo grupo terrorista Daesh. Antes da guerra, a cidade era habitada por cerca de 350 mil habitantes.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала